quinta-feira, 29 de novembro de 2012



Um dos pratos mais apreciados da culinária brasileira: O Churrasco. Tradicionalmente, este prato é feito com uso de carvão em churrasqueiras de alvenaria. Me atrevo a divulgar o modo mais prático que normalmente as padarias em São Paulo usam: A popular "televisão de cachorro" que fica nas calçadas, assando frangos. Eu tenho atualmente duas máquinas com cinco espetos. Cada espeto tem capacidade nominal de assar 1,5 kg. Esta churrasqueira tem dois queimadores com controles independentes. Agora vem a parte mais importante que é o resultado obtido. Adoro este equipamento, que supera infinitamente o modo tradicional de fazer churrasco em vários aspectos.
A praticidade é enorme! Não há necessidade de comprar o carvão nem de preparar a brasa, nem adicionar brasa ou cuidar se queima de um lado e fica crú do outro porque esta churrasqueira vem provida de motor que gira os espetos, tal qual nas padarias. O preço desta máquina é de 600 Reais colocada em casa.
E a qualidade do churrasco? Excelente! A peça que vocês veem é uma picanha. Fica sensacional e no ponto desejado pelo assador.
Eu coloco as linguiças e a picanha simultaneamente. A minha dica é que quando a picanha é muito gorda, dois ou mais centímetros de espessura, eu faço vários cortes paralelos na gordura, espaçados 2 cm, de maneira a facilitar a entrada do calor e reduzir o tempo. A peça de picanha deve ficar com o lado da gordura enfrentando o queimador de gás, com o motor desligado! Quando a espessura da gordura cair para 1 cm eu coloco o outro espeto com as linguiças e ligo o motor que gira os espetos.
Ai começa o churrasco! E termina 40 minutos depois, conforme o gosto das pessoas. Outra maneira é ir tirando lascas como é feito em restaurantes gaúchos. Para-se o motor, retira-se o espeto de picanha e corta-se fatias da mesma apoiando-o em uma tábua ou no prato, com cuidado para ninguém se machucar.
A picanha que ficar no espeto deve ser salgada novamente com sal grosso despejado na tábua; aperta-se a carne no sal para forçar a aderência. Uso somente sal grosso marinho, sem refinar.
Podem perguntar a vontade, gente! Eu afirmo que este equipamento supera tudo o que eu tenho conhecido até o momento na minha vida. Lembro-lhes que nasci e cresci vendo e degustando churrascos no centro da Província de Buenos Aires.
E as linguiças, como ficam? Crocantes, simplesmente deliciosas! Este é meu jeito de fazer churrasco. É o jeito mais saudável, pois a carne fica sem a indesejável gordura, restando um sabor peculiar da mesma.
Há uma qualidade de linguiça no mercado que é de minha preferência, a Aurora. Assim como a marca da Churrasqueira, que é fabricada no Rio Grande do Sul, é Arke. Se os gaúchos fabricam esta máquina é porque é coisa boa, tchê! Finalmente, digo que os frangos ficam melhor que nas padarias, pois é assado com mais cuidado.
Bons churrascos!

3 comentários:

  1. Caro JRA

    Belas fotos, belo artigo, você escreve muito bem e cozinha bem (você deveria dar aulas de culinária).

    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas incentivadoras palavras, meu caro amigo Manoel, humilde Doutor.
    Tento simplesmente ser útil e no pouquinho que tiver, estarei sempre a compartilhar com os nossos irmãos de caminhada. Abraço.

    ResponderExcluir